Guerra civil em Angola

ericles Ìjìlodò
4 min readApr 23, 2024

--

Angola um país como que temos muitas similaridade e que também foi fundamental para a criação dessa diáspora que é o brasil, um país da costa ocidental da África que também faz divisas com outros países, no nordeste faz divisa com a República do Congo, ao leste pela Zâmbia, ao sul pela Namíbia e éa banhado ao oeste pelo o Oceano Atlântico.

Com apenas 49 anos de independência a Angola assim como muitos outros países Africanos passa por várias tribulações, saindo da condição de Colônia portuguesa mas caindo na nova forma colonizadora união soviética e todos os países (comunistas/socialistas) e entre eua e outros países comparsa.

Para falar um pouco das más ou boas diligências dos países Africanos mais em específico a Angola temos que falar sobre a Interferência do branco.

O processo de colonização acredito que todos estão minimamente situados.

No processo de descolonização os 2 principais partidos de Angola, o MPLA ( Movimento Popular Pela Libertação de Angola) e a UNITA ( União Nacional pela Independência Total de Angola) estavam divididos com um interesse em comum a independência da Angola.

MPLA com olhar nacionalista mais infectando pelo comunismo. E a UNITA com um olhar de nacionalismo e panafricanismo porém muitas vezes fez acordos com a própria portugal e após a independência começa negociar com os eua, china, e África do Sul.

UNITA que foi fundada por Jonas Malheiro Sidónio Savimbi e que também era o líder da mesma teve um papel fundamental para a independência de angola para sua fundação em 13 de março de 1966 também contou com a ajuda de Antonio da Costa Fernandes mais conhecido como Tony Fernandes.

Em umas das cartas de Tony para Savimbi que supostamente começou a nascer a ideia da UNITA.

Ele e Savimbi se conhecem em 1962

Na FNLA (Frente Nacional de Libertação de Angola), entre 1991 a 1992.

Em 1976 savimbi faz uma marcha em retirada até Moxico. . Lá, Savimbi realizou uma conferência da UNITA na qual, em 10 de maio de 1976, foi lido o "Manifesto do Rio Cuanza", onde declarava estar disposto a conduzir "vitoriosamente" a guerra, listando como inimigos o MPLA, Cuba e União Soviética.

Em um congresso do partido da UNITA Jonas Savimbi declara que não iriam parar contra luta, e a partir das bases do leste e sudoeste de angola começou a guerrilha contra o atual governo do MPLA.

Além dos interesses destintos entre Savimbi e Agostinho neto que era líder do MPLA um grande marco para o início da guerra civil que começa logo após a independência e que logo apos o acordo de alvor onde os três principais partidos UNITA, MPLA e FNLA dividiram o poder de angola e governaram juntos. Mais 11 de novembro de 1975 às 23h Agostinho Neto, o MPLA, tropas Cubanas e da União Soviética tomam a capital de Angola, Luanda e declaram a independência.

Esse sem dúvida foi um dos principais estopins para guerra civil que aguardava a Angola, Assim como a UNITA e FNLA também se sentem traídos e se unem contra o novo governo declarando que só trocaram os colonizadores. Deixando de ser portugal para ser a união soviética, também é fundamental lembrar que como já era esperado Portugal instigou e estimulou a tomada de Luanda.

Durante a guerra entre esses dois polos Portugal flertou com Savimbi firmando “acordos” e firmando acordos com Neto.

Gostaria de pontuar aqui uma coisa que claramente fica nítido na história de Angola e que facilmente encontramos espalhado por toda África após a colonização o papel do branco e isso é independente da nação que ele participe o papel dele é roubar as riquezas e se nao conseguir e estimular alimentar assim como se alimenta dois pitbulls para uma guerra que enfraquecera aquele país, assim.esses dois pólos que se formam acabam sempre negociando comprando e ainda melhor vendendo suas riquezas a preço de banana. Esse papel é executado por portugal, eua, união soviética, china, cuba e outros.

--

--